Durante 2008 houve um acirrado debate em torno das deficiências dos cursos de formação de professores e um dos tópicos mais destacados foi o da excessiva teorização em detrimento da busca de se aprender a dar a aula na prática.
O que desejamos neste post é tão só destacar a incômoda lucidez do Darcy Ribeiro, nosso conhecido antropólogo, educador e homem público. No encerramento de uma longa e interessante entrevista concedida à Revista Presença Pedagógica (mar./abr. 1996 v.2 n.8) ele nos dá o recado na medida exata.
Perguntaram-lhe:
Que formação é preciso dar aos professores para melhorar o ensino em geral, e o ensino público em particular?
Respondeu ele:
Uma das deficiências fundamentais do sistema educacional brasileiro é que ele está muito mais voltado para o cultivo da erudição acadêmica, para os discursos sobre a didática e a pedagogia, do que para a prática de ensinar.
É preciso reconhecer e valorizar o talento e a sensibilidade daqueles professores que, apesar de todas as dificuldades, conseguem, na prática, alfabetizar, para que se possa aprender com eles, vendo-os trabalhar e analisar seu modo de atuar.
Ensinar é uma arte. Pedagogia, Didática são instrumentos que facilitam o exercício dessa arte, mas não a substituem.
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