sábado, 3 de janeiro de 2009

Lúpus: tradução (e informações) necessárias

Alguém da minha família é portador de Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou simplesmente lúpus. Trata-se de uma doença crônica que afeta o sistema imunológico e, por consequência, diversos órgãos do corpo e a pele.

A dra. Shirley de Campos descreve em linguagem fácil e com dados suficientes o que seja esta doença auto-imune, geralmente tratada pelos reumatologistas.

Por conta da necessidade de maiores informações sobre esta enfermidade busquei textos em espanhol e encontrei dois, em especial, que são muitos instrutivos. Traduzi-os e hoje apresento o primeiro deles, denominado Convivendo com o Lúpus.

Não custa nada nos informarmos sobre a doença cujo nome em latim nos remete ao lobo, mas tem por símbolo uma borboleta...

Mais uma brincadeira...

Já comentei aqui sobre o texto do Vilson Leffa, Aspectos externos e internos da aquisição lexical, que tem  sido uma constante fonte de inspiração para os exercícios de aquisição lexical que temos desenvolvido.

O último dos exercícios, Zero Erro! é uma brincadeira coletiva na qual se propõe a cópia de pequenos texto e outras atividades, em algum momento das atividades escolares, em sala de aula ou fora dela, num jogo em que os participantes terão que vencer várias etapas  - da coleta do texto completo "na unha" à contagem dos pontos, ao debate, ao-não-sei-mais-o-quê... 

Este exercício lúdico pode ser complementado, em sala de aula, com outras brincadeiras já inventadas, como Uma palavra puxa a outra, que puxa a outra... Uma imagem, muitas palavras... citadas anteriormente.

Como ainda está sendo elaborado e não sei, sinceramente, que rumo tudo isso vai ganhar, disponibilizo os dois primeiros capítulos da brincadeira, denominado pomposamente de O prazer da boa mesa: a longa trajetória de uma história, grão a grão...  



quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O "cultivo da erudição acadêmica" dos cursos de Pedagogia

Durante 2008 houve um acirrado debate em torno das deficiências dos cursos de formação de professores e um dos tópicos mais destacados foi o da excessiva teorização em detrimento da busca de se aprender a dar a aula na prática

O que desejamos neste post é tão só destacar a incômoda lucidez do Darcy Ribeiro, nosso conhecido antropólogo, educador e homem público. No encerramento de uma longa e interessante entrevista concedida à Revista Presença Pedagógica (mar./abr. 1996 v.2 n.8) ele nos dá o recado na medida exata. 

Perguntaram-lhe
Que formação é preciso dar aos professores para melhorar o ensino em geral, e o ensino público em particular?

Respondeu ele
Uma das deficiências fundamentais do sistema educacional brasileiro é que ele está muito mais voltado para o cultivo da erudição acadêmica, para os discursos sobre a didática e a pedagogia, do que para a prática de ensinar. 

É preciso reconhecer e valorizar o talento e a sensibilidade daqueles professores que, apesar de todas as dificuldades, conseguem, na prática, alfabetizar, para que se possa aprender com eles, vendo-os trabalhar e analisar seu modo de atuar.

Ensinar é uma arte. Pedagogia, Didática são instrumentos que facilitam o exercício dessa arte, mas não a substituem.