Que Graciliano era rigoroso ao extremo com seus escritos, sabemos há muito. A faceta pouco conhecida ou lembrada é a de sua retidão enquanto foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, Alagoas, em 1927. Ocupou o cargo por dois anos e renunciou. Não sem deixar seus preciosos relatórios de atividades da prefeitura. Como sugeriu o Arnaldo Branco, em pontual comentário, "Se existisse vestibular pra Político, obrigaria os caras a decorar o relatório que o Graciliano Ramos fez como prefeito".
Um relatório formal, de prestação de contas de um Prefeito, pode se transformar em preciosa obra literária? Sim, ainda mais se o Prefeito for Graciliano Ramos, um dos maiores literatos do Brasil.
Pois o imortal Graciliano Ramos, em 1929, quando Prefeito do Município de Palmeira dos Índios, ao comprovar o cumprimento dos haveres de sua Administração ao Governador do Estado de Alagoas, fez uma proeza digna de sua genialidade artística e habilidade com as letras. Formulou um documento público como se fosse uma crônica.
Relatório da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios
Texto de Cecilia Giannetti (http://portalliteral.terra.com.br/artigos/prefeito-graciliano-ramos)
Secretária de Educação, Marisa Lajolo
Marisa Lajolo é paulistana, mas foi criada em Santos. É formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada, também pela USP. Lajolo fez pós-Doutorado na Brown University, nos Estados Unidos, além de realizar estágios de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Saint Genevieve (Paris) e na John Carter Brown Library. Ela é professora da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Marisa Lajolo é uma entusiasta da leitura. Ler, para ela, é a base do processo de aprendizagem. No entanto, a secretária ressalta a importância da compreensão e assimilação da leitura. Ela desenvolverá a implantação de projetos que utilizem a leitura como principal ferramenta pedagógica. A secretária defende que as crianças devem, acima de tudo, entender o que lêem. O resultado é uma melhor interação do jovem o meio que o cerca, o que permite, por exemplo, a formação de crianças críticas e sensíveis. “Buscaremos capacitar os professores para que os alunos se transformem em excelentes leitores. Queremos a competência na leitura e escrita”, afirma.
Marisa Lajolo é autora de vários livros. Entre os prêmios que já recebeu, está o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.
Fonte: www.atibaia.com.br/interativo/noticias01.asp?noticia=7096
Nenhum comentário:
Postar um comentário