Eu prefiro, para início de conversa, denominar esta disciplina como sendo "metodologia do trabalho acadêmico", pois é isto, em essência, que ela é. E assim há de ser.
Para ensinar a elaborar trabalhos acadêmicos, desde um simples resumo a um artigo científico é necessário alguns preâmbulos, isto é, precisamos retomar com os alunos o aprofundamento de três requisitos fundamentais: ler, interpretar e escrever (justamente as competências que, de modo geral, não foram trabalhadas devidamente durante o percurso de aprendizagem dos alunos, ao longo de mais de uma década...!)
É assim que, dentro da estratégia de ensino-aprendizagem adotada, focamos desde o primeiro dia de aula a leitura de textos significativos - aqueles que dizem respeito à área de formação geral do aluno e que sejam de fácil compreensão, em uma primeira abordagem.
Estes textos, no entanto, devem nos remeter a debates em torno de questões importantes e abrangentes. E neste caso, linguaguem simples não pode ser sinônimo de superficialidade e pobreza temática.
Daí que costumo escolher trechos ou mesmo pequenos artigos inteiros, extraídos de revistas científicas. Para que os alunos adentrem o mundo da produção acadêmica, o mais cedo possível, é importante chamar-lhes a atenção para as publicações científicas de sua área de formação, nos primeiros períodos.
Como se trata de alunos de Letras - Língua Portuguesa (Habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas) estou coletando dados para lhes apresentar algumas publicações científicas em torno da Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura.
Hoje apresento as três primeiras revistas, todas tendo como suporte e veículo a internet:
Letra Magna - Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura.
Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem, publicação conjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.
Cadernos de Tradução - Publicação semestral da Pós-Graduação em Estudos da Tradução - PGET, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Boa pesquisa a todos.
PS.: para ministrar disciplinas com proveito é necessário nos disciplinarmos na preparação de todo o material, com a devida antecedência; disciplina ao quadrado é, pois, uma condição básica para contribuirmos, de alguma forma, para livrar a classe docente da fama de "enrolona" e "improvisadora", hoje tão disseminada e, por vezes, justa...
2 comentários:
Olá Abel!!!
Gostei muito das sugestões de leitura, estava lendo o blog da renata do estadão e encontrei o link do seu blog, já adicionei ele na minha lista!
Abraços,
Vanessa
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/
Grato, Vanessa!
Que legal este retorno. Mal comecei este e já recebo bons visitantes...
E nem desconfiava que o Caderno de Notas estava linkado por aí!
Estou muito contente mesmo...!
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