sábado, 20 de junho de 2009

Reflexões oportunas

Saiu mais um número do informativo online do Correio da Unesco (acesse aqui.).

O tema em foco é a diversidade cultural. Tenho lido aos poucos os pequenos artigos, que merecem ser degustados. Não é assunto corriqueiro que possa ser engolido às pressas, como fast food. É comida simples, mas que exige um ritual mínimo - sentar-se, acomodar-se, olhar o cardápio para as devidas escolhas, mirar à nossa volta, perceber o mundo que nos circunda...

De tanto retornar à mesma página acabei atraído pelo ícone aí abaixo,
com o título de UNESCO: atualidades, onde me deparei com a simpática submarina amarela e me informei:

Neste mês, o destaque das atualidades da UNESCO é o Patrimônio Cultural. A fim de sensibilizar crianças e adolescentes para o Patrimônio Cultural Subaquático, a Organização associou-se a «Dive Olly Dive!», uma série de desenho animado que relata as divertidas expedições de dois jovens submarinos que aprendem a navegar em um centro de pesquisa dos fundos oceânicos.

Enfim, eis que já se está a valorizar até o mundo subaquático e os seus tesouros (materiais e imateriais)...

Enquanto aqui, na superfície do nosso mundo periférico (particularmente Rondônia, na Amazônia Ocidental, Brasil), estamos ainda a buscar meios de explorar exaustivamente todos os recursos possíveis - naturais e humanos - para acumularmos bens de consumo de toda natureza, mas principalmente aqueles que deixarão a marca de "pouco durável" na esteira do tempo, impossível de tornar-se herança aproveitável às próximas gerações!!

Tanto mar, tanto mar... eis a distância a nos separar dos ideais da Unesco. Milhares de léguas a serem vencidas, a nos apontar o déficit educacional, que em muitos aspectos nos envergonha!

Quando ouvirmos alguns profetas de plantão, aparentemente loucos, nos falar da importância de educarmos as massas, de lutarmos por uma "educação pública de qualidade, democrática e gratuita" para todos (a despeito dos chavões de mau gosto), estejamos mais atentos, no mínimo!