sexta-feira, 1 de maio de 2009

Marisa Lajolo e Graciliano Ramos

O que pode haver de comum entre dois escritores de épocas distintas e com estilos tão diferentes?

A ocupação de um cargo público. Graciliano, como prefeito em uma cidade do interior de Alagoas. Marisa como secretária de Educação de Atibaia, interior de São Paulo. 

Graciliano virou referência no trato sério com as coisas públicas. Marisa está em ação e o futuro tratará de avaliar a sua atuação. Torçamos para que ela cumpra o seu dever e consiga atingir suas metas, que não são poucas!

Que Graciliano era rigoroso ao extremo com seus escritos, sabemos há muito. A faceta pouco conhecida ou lembrada é a de sua retidão enquanto foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, Alagoas, em 1927. Ocupou o cargo por dois anos e renunciou. Não sem deixar seus preciosos relatórios de atividades da prefeitura. Como sugeriu o Arnaldo Branco, em pontual comentário, "Se existisse vestibular pra Político, obrigaria os caras a decorar o relatório que o Graciliano Ramos fez como prefeito".

Um relatório formal, de prestação de contas de um Prefeito, pode se transformar em preciosa obra literária? Sim, ainda mais se o Prefeito for Graciliano Ramos, um dos maiores literatos do Brasil.

Pois o imortal Graciliano Ramos, em 1929, quando Prefeito do Município de Palmeira dos Índios, ao comprovar o cumprimento dos haveres de sua Administração ao Governador do Estado de Alagoas, fez uma proeza digna de sua genialidade artística e habilidade com as letras. Formulou um documento público como se fosse uma crônica.

Relatório da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios

Texto de Cecilia Giannetti (http://portalliteral.terra.com.br/artigos/prefeito-graciliano-ramos)

Secretária de Educação, Marisa Lajolo

Marisa Lajolo é paulistana, mas foi criada em Santos. É formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada, também pela USP. Lajolo fez pós-Doutorado na Brown University, nos Estados Unidos, além de realizar estágios de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Saint Genevieve (Paris) e na John Carter Brown Library. Ela é professora da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Marisa Lajolo é uma entusiasta da leitura. Ler, para ela, é a base do processo de aprendizagem. No entanto, a secretária ressalta a importância da compreensão e assimilação da leitura. Ela desenvolverá a implantação de projetos que utilizem a leitura como principal ferramenta pedagógica. A secretária defende que as crianças devem, acima de tudo, entender o que lêem. O resultado é uma melhor interação do jovem o meio que o cerca, o que permite, por exemplo, a formação de crianças críticas e sensíveis. “Buscaremos capacitar os professores para que os alunos se transformem em excelentes leitores. Queremos a competência na leitura e escrita”, afirma.

Marisa Lajolo é autora de vários livros. Entre os prêmios que já recebeu, está o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

Fonte: www.atibaia.com.br/interativo/noticias01.asp?noticia=7096

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Google homenageia Morse, um dos pioneiros das telecomunicações









O Google fez uma merecida homenagem a Samuel Morse, o norte-
americano inventor do telégrafo e do código morse (veja aí acima a palavra Google neste código). 

Muitos confundem os traços e pontos do código morse com o código Braille (veja aí abaixo). São diferentes, mas costumam nos confundir. Este último código, como sabemos, foi criado pelo francês Louis Braille e serve para a leitura dos cegos.

domingo, 26 de abril de 2009

Quando o óbvio ulula e ulula e nós aprendemos alguma coisa, então ótimo...

OU quando já sabemos o que fazer e não tomamos coragem, mesmo quando está em jogo a vontade de escrever (um livro, principalmente!)

Depois de queimar a pestana, ao montar mais uma partezinha do material de educação patrimonial que estou elaborando para o IPHAN RO/AC, pus-me a ler tranquilamente os conteúdos (posts) dos blogs que acompanho por meio do Google Reader.

Em Livros e Afins, eis que me deparo com 10 itens não lidos. O primeiro logo me chamou a atenção: Como escrever um livro: 100 perguntas e respostas

O Alessandro Martins, além de comentar sobre a obra, teve o cuidado de dar, ele próprio, os seus bons palpites:
  • leia, sobretudo aquilo que lhe dá prazer intelectual, emocional ou mesmo físico; leia também o que lhe deixa inquieto e o que lhe aguça a curiosidade ou ainda o que lhe deixa incomodado
  • preste atenção em você e nas pessoas, nos outros, seguindo mais ou menos os critérios usados para a leitura
  • e, principalmente, movido por tudo isso, escreva todos os dias.
Enfim, em essência, ele disse tudo!  O livro apontado servirá para desdobrar o que ele afirmou e recomendar exercícios, imprescindíveis...

Depois do que foi dito só me resta dizer: crie um blog e disciplina-te para escrever com regularidade (todos os dias, preferencialmente.

Boa escrita!