terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Don Quichotte

Cliquei sem querer no link que leva ao sítio de Don Quichotte. Um sugestivo nome para uma revista mensal de humor gráfico turco-alemã...

O humor gráfico - que abrange o cartum, a charge e a caricatura - exige um constante exercício de leitura para aprimorarmos a sua leitura, a sua decodificação ou o que denominam hoje de "letramento visual".

No exercício de leitura/escrita que desenvolvemos, denominado Uma imagem, muitas palavras... (vide um exemplo) temos utilizado o humor gráfico para dar início do processo de evocação das palavras, para compor um quadro de termos (um conjunto de palavras), com alguns verbetes e seus significados.

No próximo exercício do Uma imagem, muitas palavras... penso em me utilizar do cartum de Agim Sulaj, da Itália, apresentado na revista virtual Don Quichotte, já citada e apresentada aí abaixo:



Que palavra-mestra nos é sugerida ao contemplarmos esta imagem?

Depois continuaremos a conversa!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Tenho lido o blog do Saramago...


Tenho lido O caderno de Saramago, o blog deste escritor português, por meio do Reader do Google (ferramenta que vale a pena conhecer e utilizar).

Por ora, apenas o Saramago do blog tem me bastado...

Ele me pareceu, pelo que andei a ler, um humanista de boa cepa. Além de bater papo com os leitores, de forma desprentenciosa, mas sempre competente. Lendo-o acuradamente aprende-se a escrever...

Baixei da internet O Ensaio sobre a cegueira e espero dispor de tempo, em breve, para lê-lo.

Enquanto isso, e tendo em vista o propósito deste blog, estou a começar a escolha de material para o "Frases memoráveis e seus autores interessantes". Material para incentivo à leitura-feita-com-prazer, para ser lido no mural da escola, conforme nossa proposta.

Até.