terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Apontamentos às "dicas de como melhor gerir o tempo" - II

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Estabeleça claramente suas prioridades



Prioridade segundo o Houaiss é "condição do que está em primeiro lugar em importância, urgência, necessidade, premência etc."

Logo, precisamos estabelecer uma hierarquia entre o que seja:

.  importante - "aquilo que é essencial, que tem maior importância"

urgente - o  "que é necessário ser atendido ou feito com rapidez; que não pode ser retardado"

necessário - o "que não se pode evitar; imprescindível, inevitável, forçoso; que deve ser cumprido"

. premente - o "que exige solução rápida; urgente". 

Como se vê, as nuances dos termos nos indica que não adianta buscar precisão no que é "sujeito a chuvas e trovoadas, impressões e sensações"... 

Mas não custa tentar criar uma escala de Likert para dar um ar de maior seriedade nas nossas "tomadas de decisões": 

5 - Muitíssimo prioritário
4 - Muito prioritário
3 - Mais ou menos prioritário
2 - Pouco prioritário
1 - Nada prioritário

Obviamente que não estou a dizer: 1) que ninguém consegue estabelecer prioridades e cumprir suas metas... e 2) que somente é possível fazer isso por meio de sentimentos e intuições.

O que não podemos é acreditar na "magia das palavras" e do seu "poder transformador em nossas vidas" ao se pronunciar frases feitas copiadas-e-coladas: "Eu agora sou mais proativo, pois aprendi a estabelecer com muito rigor e precisão as minhas prioridades"... 

A vida vivida (e bem vivida, se optamos por isso) geralmente nos acorda dessas pretensões e nos faz ver que, se as coisas já não são tão simples, buscar meios de nos torturar rigorosa-e-sistematicamente não é também uma idéia muito saudável...

Lembrando: as indicações do autor sobre como gerir o tempo são:
1. Faça uma coisa de cada vez
2. Estabeleça claramente suas prioridades
3. Saiba dizer não
4. Reserve grandes blocos de tempo para as atividades
5. Lembre-se sempre da lei de Murphy
6. Faça tudo para não ter que recomeçar uma tarefa
7. Espere o inesperado
8. Tome as decisões. Não deixe que as pressões o façam
9. Delegue tudo que puder
10. Cumpra a agenda (com flexibilidade)
11. Desenvolva a autodisciplina
12. Lembre-se: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

Um comentário:

Francisco A Silva disse...

Ola! Com satisfação que lhe indiquei para o Prêmio DARDOS. Acesse o meu blog e veja como usar o selo e como indicar outros blogs. Um Abraço.