segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Disciplina ao quadrado...

No semestre que vem retornarei à sala de aula em uma turma presencial, na Univ. Federal de Rondônia. A disciplina é Metodologia da Pesquisa, que será ministrada no curso de Letras, para alunos do 3º período. 

Eu prefiro, para início de conversa, denominar esta disciplina como sendo "metodologia do trabalho acadêmico", pois é isto, em essência, que ela é. E assim há de ser.

Para ensinar a elaborar trabalhos acadêmicos, desde um simples resumo a um artigo científico é necessário alguns preâmbulos, isto é, precisamos retomar com os alunos o aprofundamento de três requisitos fundamentais: ler, interpretar e escrever (justamente as competências que, de modo  geral, não foram trabalhadas devidamente durante o percurso de aprendizagem dos alunos, ao longo de mais de uma década...!)

É assim que, dentro da estratégia de ensino-aprendizagem adotada, focamos desde o primeiro dia de aula a leitura de textos significativos - aqueles que dizem respeito à área de formação geral do aluno e que sejam de fácil compreensão, em uma primeira abordagem. 

Estes textos, no entanto, devem nos remeter a debates em torno de questões importantes e abrangentes. E neste caso, linguaguem simples não pode ser sinônimo de superficialidade e pobreza temática. 

Daí que costumo escolher trechos ou mesmo pequenos artigos inteiros, extraídos de revistas científicas. Para que os alunos adentrem o mundo da produção acadêmica, o mais cedo possível, é importante chamar-lhes a atenção para as publicações científicas de sua área de formação, nos primeiros períodos. 

Como se trata de alunos de Letras - Língua Portuguesa (Habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas) estou coletando dados para lhes apresentar algumas publicações científicas em torno da Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura. 

Hoje apresento as três primeiras revistas, todas tendo como suporte e veículo a internet:

Letra Magna - Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura.
    
Linguasagem - Revista Eletrônica de Popularização Científica em Ciências da Linguagem, publicação conjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.  

Cadernos de Tradução - Publicação semestral da Pós-Graduação em Estudos da Tradução - PGET, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Os futuros alunos de Porto Velho e os alunos dos recém-ministrados cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Metodologia Científica, de Ariquemes e Ji-Paraná, já estão convidados a tomar contato com estas produções acadêmicas.  

Boa pesquisa a todos.

PS.: para ministrar disciplinas com proveito é necessário nos disciplinarmos na preparação de todo o material, com a devida antecedência; disciplina ao quadrado é, pois, uma condição básica para contribuirmos, de alguma forma, para livrar a classe docente da fama de "enrolona" e "improvisadora", hoje tão disseminada e, por vezes, justa...

2 comentários:

Vanessa dos Santos Nogueira disse...

Olá Abel!!!

Gostei muito das sugestões de leitura, estava lendo o blog da renata do estadão e encontrei o link do seu blog, já adicionei ele na minha lista!

Abraços,
Vanessa
http://ciberespaconaescola.blogspot.com/

Abel Sidney disse...

Grato, Vanessa!

Que legal este retorno. Mal comecei este e já recebo bons visitantes...

E nem desconfiava que o Caderno de Notas estava linkado por aí!

Estou muito contente mesmo...!