sábado, 3 de janeiro de 2009

Lúpus: tradução (e informações) necessárias

Alguém da minha família é portador de Lúpus Eritematoso Sistêmico, ou simplesmente lúpus. Trata-se de uma doença crônica que afeta o sistema imunológico e, por consequência, diversos órgãos do corpo e a pele.

A dra. Shirley de Campos descreve em linguagem fácil e com dados suficientes o que seja esta doença auto-imune, geralmente tratada pelos reumatologistas.

Por conta da necessidade de maiores informações sobre esta enfermidade busquei textos em espanhol e encontrei dois, em especial, que são muitos instrutivos. Traduzi-os e hoje apresento o primeiro deles, denominado Convivendo com o Lúpus.

Não custa nada nos informarmos sobre a doença cujo nome em latim nos remete ao lobo, mas tem por símbolo uma borboleta...

2 comentários:

Arlete disse...

Alô Abel, parabéns por estar divulgando informações sobre lúpus. Eu tenho um caso na família: meu irmão faleceu em consequencia da doença há vinte anos atrás. Naquela época a medicina ainda tateava no escuro e não houve cura para meu irmão. Hoje graças a Deus já se sabe muito mais. Inclusive eu fui diagnosticada com um forma amena de lúpus, me trato há sete anos com um ótimo reumatologista e uma equipe de fiosioterapia e tenho uma qualidade de vida muito boa. Mas é preciso muita paciência e disciplina em fazer os exercícios e ~tomar os medicamentos necessários. Abraço, Arlete (ABEC) Suíça

Tony Madureira disse...

Olá,

Bela iniciativa. Tambem criri um blog para dar a conhecer esta doença da qual a minha mulher é portadora.

Obrigado

Abraço