quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Meu herói!!

Aragorn, da saga O Senhor dos Anéis é o meu herói predileto. Ele representa o tipo ideal de herói mitológico, pelas diversas características que compõem um "indivíduo notabilizado por seus feitos guerreiros, sua coragem, tenacidade, abnegação, magnanimidade etc.", conforme o Houaiss. Na trilogia do filme, ele é o protagonista da terceira película, O Retorno do Rei, que merece ser vista (assim como as duas primeiras!)

Para os aprendizes da escrita ou interessados no tema, há um bom artigo escrito por Luiz Eduardo Ricón. Trata-se de A jornada do herói mitológico, que pode (e deve) ser baixado e degustado.

Encontrei também um roteiro de aula publicado na revista Nova Escola, denominado Como nasce um herói, de Paola Gentile. Na chamada para o texto ela nos convida:

Mostrar as semelhanças entre os personagens clássicos e os de filmes e HQs ajuda a ampliar o prazer de ler.

Disse tudo isso aí acima apenas para relatar uma experiência recente, em uma oficina de contos, que realizei junto a alunos das escolas públicas, durante a III Conferência Regional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, na escola estadual Major Guapindaia.

Utilizei o texto de A jornada do herói mitológico (distribui a primeira folha para os alunos) e a partir do esquema de construção de um herói mitológico elaborei com eles, interativamente, o roteiro de um conto em favor da defesa do meio ambiente. Foi um sucesso.

A despeito da nossa presumível habilidade em lidar com os alunos, o certo é que um bom texto é sempre uma mão na roda!

Nenhum comentário: