sábado, 28 de março de 2009

Wikipédia como laboratório textual: uma idéia que pode dar certo, se desejarmos...

A despeito das polêmicas em torno desta enciclopédia livre, o fato é que ela aí está: em duzentas e poucas línguas, com mais de 3 milhões de artigos publicados, disseminando o conhecimento construído coletivamente, a milhares de mãos, mundo afora.

Eu já finquei minha bandeirinha por lá, na condição de colaborador. O que faço exatamente? Apenas reviso artigos já publicados, alterando, ampliando, corrigindo textos anônimos-alheios.

Ninguém é condecorado por fazer isso, mas esta colaboração praticamente invisível ajuda outros internautas a ter acesso a informações mais fidedignas.

Em três verbetes (ou entradas) eu dei meu suor em "mais copiosas bagas": Rondônia, Porto Velho e Rio Madeira. Mais recentemente também ampliei um pouco as informações contidas em Território Federal do Guaporé

Os próximos verbetes a serem trabalhados são Território Federal de Rondônia, inexistente e Rio Guaporé, que contém apenas duas ou três linhas. Estes verbetes exigirão pesquisa mais detida. 

Ah, sim! Andei mexendo também no verbete Leitura, que precisava de uns pequenos ajustes.

Enfim, eis um laboratório textual aberto para visitações e intromissões!!

Basta criar uma conta e começar a brincadeira de ajustar textos alheios - um bom meio de aprendermos a consertar os nossos próprios, com mais precisão...

Fica o convite!

Nenhum comentário: