domingo, 24 de maio de 2009

Um livro para pais e mães especiais...

Tenho um filho enquadrado como sendo portador de  TGD (transtorno geral do desenvolvimento) ou espectro autista. 

Já aprendemos a lidar com as tantas situações que os pais de filhos não-normais ou portadores de transtornos, síndromes, distúrbios enfrentam (sobram nomenclaturas e faltam "diagnósticos fechados" nesta área!).

Andréia Lígia é parceira de link de um outro blog nosso (www.conhecerparaprevenir.blogspot.com) e aí recebemos o convite de somarmos forças para divulgar este seu filho, digo, livro aí abaixo. 

Doutor, meu filho é normal?

Andréia Lígia V. Correia / Alana Cláudia Martins Mendes / Katherinne Rozy V. Gonzaga - 104 páginas - 1ª edição - 2009

O livro tenta quebrar a tão perigosa noção de que as nossas crianças não adoecem de transtornos psiquiátricos. Ele nos guiará a uma viagem sobre o comportamento infantil, estabelecendo limites para o normal e patológico, e quando procurar ajuda profissional. Revela algumas particularidades das relações familiares nesta faixa etária, alguns comportamentos que nem sempre são graves, como furto infantil, relação precária entre pais e filhos e a importância da família na saúde mental do pequeno. Transtornos mentais infantis são considerados com temas como Depressão, Autismo, Retardo Mental, Transtornos de ansiedade infantis, Fobia escolar, Pânico, Enurese e Encoprese infantis, e o famoso TDAH, dentre outros quadros, investigando causas, quadro clínico, modo de identificação e tratamento. Por fim, esclarecemos como ocorre o tratamento com crianças, desde o tratamento medicamentoso a algumas opções psicoterápicas, como a psicanálise e a ludoterapia infantil e abordagem psicoterápica nas escolas. O objetivo é, de modo simples, rápido, através de textos e casos clínicos, fazer com que os profissionais tenham um parâmetro de avaliação sobre os comportamentos infantis, quer sejam patológicos ou não.

Convite feito!

2 comentários:

Hanisted disse...

É um bom livro para se adquirir!
abraço Abel!

Anônimo disse...

Abel, obrigada pela gentileza e comentários. para a turma da psiquiatria, sugiro também "Entendendo a Psiquiatria" e, para pais de adolescentes, que tal a leitura de "Comportamento adolescente: rebeldia ou doença?"
Abraços
Andreia Ligia