sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Leitor eletrônico de livros (e-book)

O que dizem por aí...

Kindle, o e-book reader da Amazon, é um avanço
28 de novembro de 2007, 15:39
Por Gilberto Alves Jr.

A biblioteca de bolso finalmente chegou. Se fizer sucesso, o formato proprietário da Amazon vai abrir caminho para soluções abertas. E que fantástico impulso à educacão seria!

Para ler a matéria completa clique aqui.

Vivem dizendo que o livro vai sumir...

O entusiasmo que as novas tecnologias causam é quase sempre de causar espanto. Os adjetivos utilizados não sofrem qualquer restrição ou censura, apesar de não entregarem o que prometem, na maioria das vezes: re-vo-lu-cio-ná-rio, fan-tás-ti-co, sen-sa-cio-nal e tantos outros mais. 

O assunto sobre o leitor eletrônico de livros não é exatamente novo. Do que prometeram não sei exatamente o quanto cumpriram... Os livros comuns, de papel, seguem sendo publicados, como há alguns séculos. Novos suportes, é certo, surgiram e estão sendo utilizados. Porém, uma coisa é certa, nestas últimas décadas - nenhum meio de comunicação (ou suporte midiático) conseguiu acabar com os precedentes. O rádio não liquidou com a vida dos jornais. A televisão não extinguiu o rádio. A internet não decretou a falência dos citados meios anteriores. De modo que, mesmo que alguns venham a aderir ao e-book, bilhões de leitores continuarão a folhear livros-com-capa-e-miolo, de papel! 

Caso alguém conheça um de proprietário do Kindle, e que efetivamente use o seu aparelho no Brasil, lendo livros em português, favor me avisar!

Nenhum comentário: