segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Como administrar o próprio tempo... número zero

Tenho tentado salvar a minha condição de administrador de empresas...

Alguns dos meus alunos e colegas da área acadêmica e literária custariam a acreditar que também sou administrador de empresa... Tenho carteira do Conselho Regional de Administração (Rondônia/Acre) e pago e as anuidades em dia!

Além de ser uma curiosidade sobre a minha vida pessoal/profissional estas linhas iniciais é, do mesmo modo, um mote para a escrita de uma série de posts sobre a série anunciada no título, afinal administrar o tempo é um dos calcanhares-de-aquiles de todos os profissionais voltados ao mundo empresarial, em que a produtividade é, por si só, um poderoso elemento de motivação e de busca da lucratividade... 

Vamos, pois, comentar sobre a dúzia de recomendações que encontrei, certa feita, em uma revista institucional. Como perdi o recorte da matéria o seu autor permanecerá desconhecido, até segunda ordem...

As indicações do autor sobre como gerir o tempo são:
  1. Faça uma coisa de cada vez

  2. Estabeleça claramente suas prioridades

  3. Saiba dizer não

  4. Reserve grandes blocos de tempo para as atividades

  5. Lembre-se sempre da lei de Murphy

  6. Faça tudo para não ter que recomeçar uma tarefa

  7. Espere o inesperado

  8. Tome as decisões. Não deixe que as pressões o façam

  9. Delegue tudo que puder

  10. Cumpra a agenda (com flexibilidade)

  11. Desenvolva a autodisciplina

  12. Lembre-se: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

 Amanhã começaremos a analisar cada uma destas recomendações. Até lá.


Nenhum comentário: